Shylock e Portia desejam-vos um feliz Natal

No átrio de uma multinacional,  o Natal ensaiava-se em cada movimento. Representação perfeita de festas natalícias empresariais: um bojudo montículo de presentes amontoado por detrás dos mognos rebordos da recepção, serventes de libré transportando parcas iguarias em bandejas foscas, o ocasional Pai Natal a soldo, a euforia das hostes laborais a quem fora concedida a tarde livre (sob a condição de a despenderem nas socializações da empresa).

Chegara adiantado. Aguardei num canto acolchoado pelo início da reunião que me trouxera a um ethos tão artificial. Fixei-me então nos presentes deitados por terra, aqueles embrulhos que inevitavelmente ocultam um caixotim de chocolates ou uma garrafa de vinho e que se destinam à secreta e sorridente permuta por outro caixotim de chocolates ou outra garrafa de vinho. Assim se enlaçam fraternamente as gentes que juntas trabalham, e grande é o fenómeno dos que se obnubilam por um dia do seu ódio pelo semelhante.

Ora, num desses sacos, lia-se uma inscrição que me fez esquecer todo aquele cenário deprimente e, confesso, até me fez sorrir. Naturalmente que assim que esbocei um esgar mais alegre todos os olhos se viraram para mim (e voltaram a morrer mais flores do que as havia no jardim). Mas o momento perdurou.

E a inscrição era (assim mesmo, em inglês e tudo):

How far that little candle throws its beams;
  So shines a good deed in a naughty world.

Que é do Mercador de Veneza, e é proferido por Portia a dado momento durante o Acto V. Não vou interpretá-la. É uma afirmação de esperança ou de fragilidade, digna desta quadra e de todos os dias que me restam.

E assim é. Um feliz Natal a todos quantos por aqui passarem, e até ao próximo ano.

Com as etiquetas ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: