A sinestesia dos pensadores lineares

 

“A composição começa em Mi Menor, um tom que, de acordo com Johann Mattheson, um teórico musical contemporâneo de Bach, seria “muito pensativo, profundo, melancólico e triste, e todavia de maneira a fornecer também alguma esperança de consolação“. Esta definição coincide exactamente com o uso que Bach faz deste tom. Originalmente, o verso do primeiro coro “O Lamm Gottes unschuldig” (Cordeiro de Deus sem pecado) não era cantado mas provavelmente tocado no órgão ou em ambos os órgãos utilizando um registo sustido (Rückpositiv sesquialtera).”

Nikolaus Harnoncourt

Para que não se diga que as notas não têm uma voz, para além da cor que alguns nelas vêem. Trocaria de bom grado a minha sinestesia vocabular por uma notação musical de sabores ou personalidades.

Harnoncourt, Eliot Gardiner e Klemperer foram os que melhor compreenderam o sentido aqui proposto por Mattheson, mas apenas o primeiro consegue manter a bruxuleante teia de diálogo musical que pulsa como um coração de luz ao longo do primeiro movimento. Koopman reúne trabalhos recentes, muito correctos, muito canónicos. E Richter, que tanta falta nos faz, é intrépido, megalómano, juridicamente insano defronte de uma orquestração espaçosa, ritmo vagaroso e coro em permanente tensão. Acabou por ser Harnoncourt, com todas as suas grandes falhas, com toda a sua desmesura operática a que deveriam escapar os missais, com a sua arrogância revisionista com que submete todos os requiems à herança do romantismo sinfónico, que finalmente me ensinou a ouvir a Paixão segundo São Mateus.

Com as etiquetas , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: