A permuta das virtudes

Darsi pensier della commum salvezza

La moderna voltà periglio stima

E per ventura il non aver fortezza.

Carlo Maria Maggi

À medida que deixa os versos lombardos acariciarem a sua disposição crepuscular, o Grão-Duque recorda a queda de Soderini e a implantação da segunda dinastia da sua família. Nesse impossível interregno, após Dante ter erguido a voz contra a ostentação florentina e muito antes de um certo frade dominicano ensinar com demasiado proveito próprio as lições da renúncia às vaidades supérfluas, o dinheiro era acima de tudo uma virtude Toscana e o remédio da humilhação.  Como qualquer virtude preciosa, a riqueza exigia gasto sem fausto, despesa sem desmesura.

Assim mesmo, Cosimo disseminara o resplandecente florim pela Europa. A verdadeira diáspora de uma teia de patrocínios dourados.

Mas de que servira a preocupação com o bem comum? Não se esgotara uma geração completa e eis que os franceses se acotovelavam sobre os Apeninos, desbaratando todas as defesas inertes que uma encantadora sociedade de extremos e retalhos havia forjado a partir do renascimento. A presença e fuga do exército monárquico acordam a península. Na sua cidade, a Velha República morria, e os símbolos dos concílios populares eram estrepitados na praça dos antigos Signoria. Um duque (e também um tirano, se às bocas populares fosse de oferecer algum crédito) ordenaria ainda que se derretessem os cacos republicanos da Vacca à égide da sua imagem, a qual brilharia inconfundivelmente em medalhas zombeteiras durante prósperos reinados.

Morria o tempo de pensar nos valores universais.

O Grão-Duque encara o horizonte e cerra as pesadas cortinas, negando ao interior dos seus aposentos a iluminação de uma lenta manhã. Regressa fracamente ao seu leito, convencido de que o édito do século já fora promulgado pelo milanês. A cobardia seria doravante confundida com virtude.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: