A nomear, sempre a numerar

Do sempre atento Bibliotecário retiro uma notícia sobre um novo portal online em que se inclui uma útil secção de crítica literária: o CultureCritic. O seu modus operandi é conhecido e, por esta altura, tipicamente internáutico: agrupar as críticas ou artigos a uma determinada publicação e atribuir-lhe uma pontuação global, para deleite e proveito do apressado leitor contemporâneo.

Ainda não se me tornou evidente como são calculadas as pontuações neste CultureCritic; se pela média das notas atribuídas pelos críticos individuais (como se passa no Metacritic), se pela contabilização de opiniões positivas vs opiniões negativas numa escala percentual (como é o caso do Rottentomatoes). Favoreço o segundo; a gradação cultural em segundo grau tende a ser cursiva e caprichosa, interessando muito pouco ao leitor interessado em ler a opinião ou a crítica do comentador original (mesmo que o seu efectivo interesse permaneça uma incógnita, como este acontecimento recente o demonstra). Deste género de sites espero duas coisas: ligações directas para os artigos, poupando-me a gincana usual do Google, e uma visão global da recepção do livro plasmada num parágrafo inaugural a fazer as vezes de uma quatrième-de-couverture digital (isto é, com a indicação preliminar da existência de mais opiniões positivas do que negativas).

Mas em rigor, até isso seria desnecessário. O importante é ler as opiniões, um exercício de paciência minguante que se pode tornar muito importante se tivermos em conta que estes portais são propensos a misturar as pontuações educadas de um jornalista no Guardian com os devaneios de um blogger agudamente acometido pela fatuidade (agora estou apaixonado por este termo – por culpa de Maupassant) de discorrer sobre as suas leituras de cabeceira.

Vale a pena uma visita ao CultureCritic, e talvez até um e-mail de encorajamento aos seus criadores.

Com as etiquetas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: