A georgiana

«Nisto – aguardava ela que lhe abrissem a porta –  deu com um papel afixado na parede ao lado da entrada. Quebra de rotina visual contra o cinzento do mural: uma folha A4 lisa, deitada de barriga, em que se lia a mensagem

GEORGIANA RESPEITÁVEL

TAREFAS DOMÉSTICAS

E CUIDA DE IDOSOS. EXTERNA.

CONTACTAR 96 111 17 19

Na base, cinco franjas esventradas reproduziam este número. Numa das pontas destacáveis o último dígito variava, produto da distracção ou cansaço: um engano.

Entrou e ouviu o trinco estalar com satisfação metálica atrás de si. Depois  retrocedeu, caneta em punho. Puxou a porta, plantou um pé contra o seu peso, inclinou-se para o exterior. Não resistiu a corrigir o algarismo impertinente, assaltada pela imagem de um papelote solitário com um número errado, a última de esvoaçantes cinco notas e por essa mesma razão fatal a única a ser arrancada, examinada, arrematada para o fundo de um bolso até que a manhã seguinte a resgatasse com a revelação de uma boa ideia. Imagens difusas de um empregador benevolente e de uma georgiana acercando-se de um telemóvel pousado numa mesinha de cabeceira ao mesmo tempo que supervisiona os trabalhos de casa de três crianças e relanceia nervosamente uma chaleira silvante na cozinha. Lamentos vagos de uma chamada que nunca soaria, de uma oportunidade ceifada à nascença, por pueris motivos de um número mal rabiscado.

A singela transformação daquele quatro em nove foi-lhe mais bela que os poemas que nunca saberia escrever; as consequências de um rabisco corrector mais vastas que a admiração de todos os romances deste mundo.»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: