Un matin du monde

Descia as velhas calçadas que escorrem da antiga Sé até às margens do nosso rio, negociando vielas adormecidas e rampas retorcidas. Soava no meu íntimo a Primeira Sinfonia de Mahler, a sinfonia dos dois começos, e as palavras do Aleph perpetuavam os seus ecos nas asas da minha mente.

Mas ao chegar ao rio, que um vento ambivalente percorria com a indecisão de uma época sem estações, nada mais que o simples contentamento do tempo e do espaço me invadiu. Depus as minhas maquinações, a gestão da minha agenda criativa, as formulações alternativas de frases e versos, as platitudes laborais do dia seguinte ou o encontro com um amigo daí a algumas horas.

Percorri a gincana de um Terreiro do Espaço esburacado e acidentado e enfaixado por tapumes – sacrifício da terra em prol do mar – e desemboquei na praça do município. Por essa altura, já me tinha dissolvido nessa estranhíssima realidade dissolúvel que pertence apenas à minha cidade.

Deixe uma Resposta

