As muitas mortes de Ivan Ilitch

Num mundo perfeito, perguntaríamos ao transeunte o que pensa da Morte de Ivan Ilitch.

E ele talvez nos dissesse que se sente despido de cada vez que lê este livro, que se arrepia com a frieza que acompanha a impotência de se saber examinado com a mesma lucidez clínica que acompanha a degeneração física de Ivan Ilitch.

Um outro falaria na simplicidade do livro e da vida que ele encerra. Da forma como Tolstoi, em magníficas linhas claras, percorre a banalidade de uma vida e os seus automatismos sociais.

Se interrogássemos uma senhora, talvez obtivéssemos alguma referência à mágoa complexa da mulher de Ivan Ilitch, Praskóvia Fiódorovna, que pela doença do marido é atirada para um estado de fúria, interesse e perturbação ambivalentes.

O senhor seguinte poderia chamar a atenção para os momentos finais do livro, em que a consciência de Ivan Ilitch se ilumina com a força de um clarão e se prepara para ajuizar o valor de uma vida que tanto lutara por conservar.

Um homem espiritual poderia indicar como essas últimas semanas da vida de Ivan Ilitch representam a catarse religiosa que antecede o seu preenchimento espiritual.

E um conhecedor da vida de Tolstoi recordaria que na sua maturidade o autor se converteu a alguns ensinamentos do Cristianismo.

O próximo entrevistado tem ar de quem mantém um blog e o enche de arrogâncias e ignorâncias; para ele, há grande interesse no modo como Ivan Ilitch reconhece que a sua morte libertaria a família de um constrangimento terrível, do mesmo modo que a morte de Gregor Samsa devolve a vitalidade aos seus entes próximos. De quem, afinal, é a tragédia?

Outras pessoas diriam outras coisas, porque num mundo perfeito todos teriam lido esta sublime obra, e porque dela tudo o que é humano se poderia dizer.

E assim, num mundo perfeito, eu não teria precisado de escrever estas linhas.

Com as etiquetas

One thought on “As muitas mortes de Ivan Ilitch

  1. […] Referências: ‘As muitas mortes de Ivan Ilitch‘. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: