Ronda dos alimentos terrestres

Doce Gidismo. Tu és um Alberto Caeiro pensante. E compreendes a sensualidade natural das coisas, no valor que há em atentar nos objectos vivos, tocar-lhes, em prová-los. Sentir a sua fragrância, explorar o seu toque, inalar os seus perfumes ao mesmo tempo que se desbrava o seu conteúdo com mãos e olhares voluptuosos e que transbordam impetuosidade. Viagens sentimentais por florestas, jardins, por campos de trigo, pelas nuvens, pela sede saciada, pelas granjas e rios. Poemas que são declarados por congregações imaginárias de almas familiares, canções sobre a beleza da luz ou o sabor dos frutos tropicais. Solipsimos etéreos sobre a permanência de Deus, sobre as esperanças terrestres, sobre o percurso do desejo.

Que colecção de ideais menos evidentes, por versarem sobre as evidências! Acho que deveríamos ser mais atentos a esta natureza da natureza, a beleza que se esconde atrás do nosso olhar. Reapreciar, é necessário reapreciar o toque, o odor, o som, encontrar linhas divinas na selva urbana da regularidade sanitizada, sorver os aromas campestres da perfeição ociosa. Onde se encontram as preocupações, no seio da natureza, que animal se incomoda com a passagem do tempo? As frondosas árvores com as suas copas dançantes ao sabor da brisa temem a noite?

Epicurismo? O objectivo último é morrer desesperado. Desesperé, sem esperanças, sem nada por que ansiar, uma existência eterna pacífica e livre de desejo. Um cristianismo revertido, visto ao espelho, um culto de prazeres intocáveis que esgota o desejo humano e o prepara para uma vida indeterminada e infindável de pureza consciente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: