Sobre as Cruzadas

Leitura preliminar das Cruzadas vistas pelos Árabes, Amin Malouf. Primeiros capítulos. Obra que começa vorazmente a merecer a qualificação de fascinante.

Um relato de considerável solidez factual e colorido histórico, duas características que não se querem necessariamente inimigas numa obra deste género.

De um lado, uma aliança de fervorosos Franj e Basileus imperialistas, minada posteriormente por um Papado encorajador e intriguista. Do outro, um colosso de pés de barro, exércitos incontáveis de muçulmanos fiéis a diferentes princípes, cada um com os seus interesses, maquinações e querelas internas. No plano de fundo, os cismas internos do Islão.

E é certamente uuma perspectiva diferente. Esquecemo-nos de como éramos bárbaros nesta altura. Ignoramos a superioridade cultural dos àrabes de então, que tal como todos os impérios do Homem encontraram enfraquecimento e desorientação do alto dos seus séculos pacíficos. A minha educação histórica já tinha sido completa ao ponto de desmistificar estes paladinos santificados da fé cristã que protagonizaram os palcos sangrentos desde Bizâncio a Egipto, mas continua a ser muito proveitoso aceder às impressões dos conquistados.

De sobejo interesse é igualmente o capítulo final, dedicado a algumas conclusões histórico-culturais que, sem querer desbravar inacessíveis caminhos através de considerações fáceis e redutores, consegue todavia delinear as grandes questões que ainda hoje se nos suscitam. Que papel tiveram as Cruzadas na fundação da inimizade entre o Ocidente e o Oriente? Foram estas o ponto de ruptura de uma sociedade que mergulharia, em tantos pontos, numa profunda decadência de séculos vindouros? Teriam sido a sua causa?

Há, sem dúvida, material profícuo a reflexão neste livro.

Com as etiquetas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: